sábado, 3 de janeiro de 2009

2009... E já começou assim!!! QUAIS DEVEM SER AS AÇÕES FUTURAS???

É, 2009 não começou da melhor maneira aqui na Praia Grande. Quem esteve nas praias da Guilhermina e Aviação, por volta das 3 da manhã, na virada do ano, testemunhou uma verdadeira praça de guerra na cidade. Vândalos destruindo os patrimônios público e privado, confronto entre polícia e civis. Enfim, uma verdadeira balbúrdia. Mas, apesar disso, essas serão as últimas linhas a serem escritas sobre esse fato, afinal muito já foi dito acerca disso.
A verdade é que toda essa bagunça me fez questionar sobre um outro fato, que parece ter sido ofuscado: o início do mandato do atual comandante do Executivo praiagrandense.
Divergências políticas à parte, é importante que algumas medidas sejam tomadas e com urgência. Certas áreas exigem demanda especial do prefeito Roberto Francisco e de sua equipe de governo. É preciso ir mais além das revitalizações, dos pontos turísticos e do falseamento da realidade. Na minha opinião, Saúde, Segurança, Educação e Transito / Urbanismo são ás areas que merecem um destaque maior.
SAÚDE: Praia Grande conta atualmente com 15 USAFAS, 3 prontos-socorros e 1 hospital. Com 32 bairros, a cidade deveria contar com pelo menos 20 unidades de saúde devido à sua geografia. O prefeito atual disse, em seu discurso de posse, que dará início à construção de um PS no bairro Ribeirópolis e de mais uma Usafa. Já representa um avanço, mas que essas obras não demorem a ser concluídas e que venham acompanhada de mais contratações para um melhor atendimento à população.
SEGURANÇA: Mais respeito com a GCM (guarda civil municipal), mais investimentos e um policiamento mais presente em TODAS as áreas da cidade durante TODO o ano. Espera-se que os investimentos na troca e manutenção da iluminação pública continue. Essas novas luminárias de braços duplos e luz branca dão maior segurança e conforto aos pedestres, permitindo que os mesmos possam ficar nas ruas por mais tempo de forma segura.
EDUCAÇÃO: O ex-prefeito Alberto Mourão orgulha-se das quase 60 escolas municipais, mas certamente não deve ter orgulho da falta de docentes nas unidades e da carência de material para as aulas. A universalização e padronização no ensino em Praia Grande foram muito bem executadas, porém investimentos nos servidores municipais é necessário. Saúde e educação são sempre citadas como as áreas mais problemáticas do município.
TRÂNSITO / URBANISMO: A chegada e a saída dos turistas no alto verão são sempre sinônimo de transtorno para a população que fica presa na Avenida Ayrton Senna e Via Expressa (além das marginais) e, em alguns casos, Av. Kennedy, Av. Mallet e Av. Costa e Silva. Muito já foi feito pelo transito daqui, está na hora do Executivo pressionar por mudanças em São Vicente e Cubatão, responsáveis pelos transtornos aqui, nos seus respectivos trechos da Imigrantes.
Aqui também é preciso fazer um registro sobre o aumento na tarifa do transporte coletivo: UM ABSURDO, UM ROUBO!!! 2,40... nem em São Paulo a tarifa custa isso! E para quê? Um transporte com ônibus em mau-estado de conservação, demora nos pontos e terminais, poucas linhas para atender toda a cidade. O trânsito municipal precisa ser remodelado. A duplicação da Kennedy é um avanço, assim como a reforma e eliminação semafórica da Mallet. Mas são urgentes mais linhas pra atender a Castelo Branco, a Kennedy, a região da Vl. Sônia / Vl. Antártica / Jd. Quietude / Vl. Tupiry. Uma segunda linha intermunicipal para a Ponta da Praia, em Santos, também se faz necessária.
Quanto ao turismo, que não foi posto como prioridade, não pode ser esquecido é claro. Mas temos antes de pensar na população praiagrandense. E já passou da hora de o governo municipal perceber que turismo não é apenas de dezembro a março. Enquanto continuarem a pensar desse modo, teremos os "eventos" testemunhados nessa virada.

2 comentários:

-_TAG_- disse...

Ola Gabriel!
Primeiramente, parabéns pelo seu blog, está muito bom.

Gostaria de comentar sobre o preço dos ônibus, concordo com você que é um absurdo.Ontem esperei meia hora por um ônibus pra SV, que veio lotado, e ainda paguei 2,60 por isso. Uma palhaçada. Pior ainda pagar 2,40 por um ônibus municipal com trajeto tão curto.

Sobre os baderneiros, acho que a polícia tinha que ser mais radical.Dar uns tiros de borracha é muito pouco.


Ass:Thiago

Angel disse...

Que nem voce mesmo disse...Nao adianta ter escolas boas e ter faltas de materiais para as crianças.
Eu acho que o ex-prefeito enquanto se ocupava de um lado ele nao se preocupava do outro quando na verdade deveria estar fazendo o mesmo pelos dois lados
Beijoo